quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Dia dos TRÊS REIS MAGOS! Feriado na Espanha hoje!


Dia 06 de Janeiro, comemora-se em alguns países da Europa, como aqui na Espanha, Portugal, França e entre muitos outros lugares a fora. ... o dia dos Três Reis Magos.


O "Dia de Reis" é uma das festas tradicionais mais singelas celebrada em todo o mundo católico. Neste dia se comemora a visita de um grupo de reis magos, vindos do Oriente, para adorar o nascimento de Jesus, o Filho por Deus enviado, para a salvação da humanidade. 



A Bíblia diz que os magos chegaram à casa e viram o Menino com sua Mãe. Isto porque José já tinha providenciado uma moradia muito pobre, mas mais apropriada, do que a gruta de Belém onde Jesus nascera.
Alí, os reis magos, depois de adorar o Messias, entregaram os presentes: ouro, incenso e mirra.
O ouro, significa a realeza de Jesus; o incenso, sua essência divina e a mirra, sua essência humana.
Prestada a homenagem, voltaram para suas nações, evitando novo contato com Herodes, como lhes indicou o anjo do Senhor. 



Deus revelou seu Filho ao mundo e ordenou que o acatassem e seguissem. Os reis magos fizeram isto com toda humildade, gesto que simboliza o reconhecimento do mundo pagão desta Verdade. Isso é o mais importante a ser festejado nesta data. A revelação, isto é, a Epifania, que confirma a divindade do Santo Filho de Deus feito homem, que no futuro sacrificaria a própria vida em nome da salvação de todos nós.


Uma tradíção bem diferente da nossa acontece aqui na Espanha, e se tornou tão importante na Europa que e tornou feriado em todo o continente. Hoje, dia 06 de Janeiro os Três Reis Magos, estarão em todo o canto, em cada cidade, entregando presentes as crianças e distribuindo doces. No Natal não se dão a importância para ganhar presentes, os seus familiares comprar os "regalos" para o dia de Reis, é uma festa e todos aguardam por este dia anciosamente. Terá desfile com os Reis Magos para que todo mundo possa vê-los e magia do dia continue alegrando a todos. Não só as crianças mas como os adultos também por ver seus filhos, sobrinhos, e se juntar com a família para mais um encontro onde se comemora o Nascimento de Jesus.


Obs. Tem uma tradição também deste dia de que todos compram um pão, com frutas na parte superior e chantilly de recheio, uma delícia, e quem tiver a sorte de pegar a parte sorteada, que vem com algo dentro do pão, recebe um presente dos Reis ano que vem, dizem que quem recebe este pedaço tem que oferecer o pão ano que vem, fazendo um igual. Minha irmã comprou um hoje a tarde numa padaria próxima daqui, e bom era pra se tomar café da manhã porque todos assim que fazem, mas ela já comeu, eu também... mas adivinha, ela achou o pedaço premiado, mas fica pra depois o que tinha dentro... tomara que venha um belo presente de Deus a ela e família e que traga muita felicidade sempre.


Bjus.

Vou comemorar amanhã também, e sabe acredito que tem mais sentido comemorar com entregas de presente amanhã! Vou aproveitar e fazer um pedido aos Reis para esse ano de 2011 rs rs rs.

Um comentário: