Sustentabilidade



Artista plástica Elainy Mota desenvolve projeto para desenvolvimento sustentável de adolescentes por meio de trabalho com barro e realiza exposição na        Assembléia Legislativa de São Paulo

No dia 1º de outubro, será realizado Bazar para venda das obras em Arthur Alvim
A partir do dia 8 de setembro, o público de São Paulo terá a oportunidade de conhecer o trabalho realizado pela artista plástica Elainy Mota e seus alunos – adolescentes em situação de vulnerabilidade social - na exposição “Ser Âmica: A Modelagem de Um Novo Amanhã”, na Assembléia Legislativa de São Paulo. Os trabalhos apresentados nesta exposição são o resultado da dedicação desses adolescentes nas oficinas profissionalizantes de Cerâmica e foram qualificados pelo Dr. Emanuel von Lauenstein Massarani, crítico de arte e president do IPH.  A exposição na Assembléia Legislativa conta com o patrocínio da PANCO e do Ministério da Cultura. 
A proposta de desenvolver um projeto profissionalizante em ONGs surgiu a partir da observação de muitos jovens que, ao completarem 18 anos, buscam as ruas por falta de referência no mercado de trabalho. Segundo Elainy Mota, o nome do projeto sintetiza exatamente isso: “Ser Âmica”.  Através da Cerâmica, cada adolescente poderá remodelar-se como um novo “Ser”. 
“A Arteterapia é a fundamentação teórica do meu trabalho”, diz Elainy. “O meu objetivo é o comprometimento de transformar Arte em Responsabilidade Social, visando o desenvolvimento cultural dos adolescentes e da comunidade. Geralmente, o que esses jovens dizem é que não estão nessas condições por opção, mas exatamente pela falta dela. Portanto, as oficinas têm como proposta dar escolhas aos adolescentes, escolhas estas que dependerão dos mesmos para melhorarem e crescerem, podendo assim modelar a sua própria história de vida”, finaliza. 
Hoje, o projeto Ser Âmica atende cerca de 50 jovens, entre 12 e 17 anos e 11 meses  de idade. Nas oficinas, Elainy orienta o processo de ensino-aprendizagem, compreendendo a organização do ambiente educativo, a motivação dos participantes, a definição do plano de formação, o desenvolvimento das atividades de aprendizagem e a avaliação do processo e do produto. 
No dia 1º de outubro, a artista realizará um grande Bazar no ateliê em Arthur Alvim, das 9h00 às 16h00, para venda das peças. A renda será totalmente revertida aos respectivos autores.
SERVIÇO:
Exposição: “Arte do Fogo”
Data: 8 de setembro de 2011
Horário: das 09h00 às 19h00 
Local: Assembléia Legislativa de São Paulo – Sala Cândido Portinari - Av. Pedro Álvares Cabral, 201. São Paulo – SP

Bazar: “Ser Âmica: A Modelagem de Um Novo Amanhã”
Data: 1º de outubro de 2011
Horário: das 09h00 às 16h00
Local: Rua Desembargador Rocha Portela, 947,Arthur Alvim