Mais Cultura


SESC Santana apresenta o espetáculo de dança contemporânea “Nucleares na Rua”

Inspirada nos caminhos trilhados pelo artista plástico brasileiro Hélio Oiticica,

a Cia. Mariana Muniz propõe a continuidade à sua pesquisa de linguagem em arte/dança contemporânea


O SESC Santana recebe, nos dias 22 e 23 de setembro, às 20h, na Convivência I, o espetáculo concebido pela atriz e bailarina Mariana Muniz, “Nucleares na Rua”.

O projeto é inspirado no trabalho Núcleos, do artista plástico tropicalista Hélio Oiticica. Na obra original, reinventada pela companhia, os núcleos consistem em estruturas de placas de madeira que pendem soltas, geralmente pintadas com cores quentes – laranja, amarelo, vermelho.

O projeto, originalmente constituído em 2008/09 e reformulado recentemente, insere-se em locais abertos para levantar questões sobre os medos e limitações do homem moderno reforçam seu estado de co-dependência contínua: a necessidade de correr riscos ou de estar só no meio da multidão, a vida de constante movimento, o descaso com os demais e sua paradoxal necessidade de confiar no outro.

A concepção do espetáculo apresenta novas regiões do fazer artístico, voltadas para a autonomia da forma e à sua integração em totalidade. Paralelamente, a trilha sonora inova na utilização do samba e da guitarra de Jimy Hendrix, que são sobrepostos a trechos dos textos de Hélio Oiticica, gravados na voz de Mariana Muniz, que explica: “Ocupamos os espaços abertos com os Nucleares para chegar ao espaço plástico, revitalizado e orgânico, cuja premissa essencial é a criação de novas condições de experiência do real e de modos de estar no mundo”.


Nucleares na Rua  
Av. Luiz Dumont Villares, 579 - Santana – Jardim São Paulo – região norte
Dias: 22 e 23 de setembro. Quinta e sexta-feira, às 20h.
Convivência I.
Telefone para informações: (11) 2971-8700.
 




 FEIRA DE TROCA DE LIVROS E GIBIS ACONTECE NO PARQUE DA INDEPENDÊNCIA


         O projeto Feira de Troca de Livros e Gibis já se tornou tradicional na programação da cidade de São Paulo. Promovida pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, a atividade chega em 18 de setembro ao Parque da Independência, na Zona Sul, entre 10h e 15h.

         As trocas podem ser realizadas diretamente entre os freqüentadores, que terão à sua disposição mesas separadas e organizadas por assuntos determinados: literatura geral, literatura infanto-juvenil, gibis e "troca com a mesa". Nesta última, o participante deposita um título na mesa e pega outro. A idéia é que as mesas funcionem como verdadeiros pontos de encontro entre os interessados em cada gênero. Para participar, a única recomendação é que os livros estejam em bom estado de conservação e não tenham conteúdo técnico ou didático.

         Desde o início da atividade na cidade de São Paulo, em 2007, já foram trocados mais de 60 mil livros.

Serviço: Parque da Independência (próximo da Casa do Grito). Rua dos Patriotas, altura do nº 300 da Av. Nazareth, Ipiranga. Zona Sul. Dia 18/09, das 10h às 15h. Grátis










SETEMBRO!

Parque da Agua Branca é mais leitura!.

O espaço de leitura no Parque da Agua Branca irá promover, em Setembro, uma série de atividades relacionadas as ilustrações infanto juvenis.
Além da exposição "Cores e formas que contam histórias", também será realizada oficinas,contações de histórias e apresentações teatrais.

Para mais informações acesse:
Serviço:
ESPAÇO DE LEITURA PRALER
Aberto de terça a domingo, das 9 às 18 horas
Parque da Água Branca
Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes
Tel.: 11 2588-5777
contato.espacopraler@gmail.com
twitter.com/espacopraler



E também os Saraus no Sesc Santana continuam...



 SESC Santana revive a cultura brasileira com saraus no 
Deck do Jardim

A programação traz, em quatro apresentações durante o mês de setembro, música, teatro e poesia

Com uma herança riquíssima e repleta de grandes nomes, a cultura brasileira é a grande homenageada na programação do Deck do Jardim. Em uma série de quatro apresentações, que acontecem todos os sábados de setembro, às 19h, o SESC Santana mostra algumas das vertentes da cultura do país.
Na seara musical, o público poderá conferir as obras do rei do baião, Luiz Gonzaga, e de seu parceiro Humberto Teixeira, além dos sambas do saudoso poeta Noel Rosa. Já na literatura, a plateia acompanhará uma performance que explora o trabalho elaborado pelo escritor Guimarães Rosa.
As intervenções continuam com a realização do Sarau das Sombras, trabalho que une a técnica da manipulação de imagens por meio de sombras e nuances luminosas, embaladas ao som da musicalidade e poesia.
Grátis e aberto ao público, o SESC Santana concretiza com mais essa série o oferecimento de um ambiente familiar repleto de memórias da cultura nacional.

Confira a programação e o descritivo das apresentações:

Sarau Tributo e Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira
Dia 03 de setembro, sábado, às 19h. Deck do Jardim (40 lugares). Classificação indicativa: livre. Grátis.

Sarau Cores de Rosa 
Dia 10 de setembro, sábado, às 19h. Deck do Jardim (40 lugares). Classificação indicativa: livre. Grátis.

Sarau Tributo a Noel Rosa 
Dia 17 de setembro, sábado, às 19h. Deck do Jardim (40 lugares). Classificação indicativa: 10 anos. Grátis.

Sarau das Sombras
Dia 24 de setembro, sábado, às 19h. Deck do Jardim (40 lugares). Classificação indicativa: 10 anos. Grátis.

Acesso para deficientes – estacionamento 
Estacionamento - R$ 7,00 período do espetáculo e R$ 1,00 – Hora adicional (desconto de 50% para matriculados no SESC).
Para informações sobre outras programações ligue 0800-118220 ou acesse o portal www.sescsp.org.br